Foto da direita

Atendimento em situações de dificuldade de aprendizagem

Quando um aluno apresenta uma dificuldade de aprendizagem é importante entender que esse resultado pode estar relacionado a inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada pelo professor, os métodos pedagógicos adotados pela escola, situações interpessoais da sala de aula, com o ambiente físico da escola, e também os relacionadas com o aluno e sua condição de vida.

Usualmente esse termo faz referência ao aluno que possui uma maneira diferente de aprender, que pode ser identificada como uma barreira cultural, cognitiva ou emocional. Por se tratar de questões psicopedagógicas, as dificuldades de aprendizagem tendem a ser resolvidas no ambiente escolar. Mas em algumas situações, a família procura ajuda de um psicólogo pois pode envolver uma trama de relações complexas, que influenciam as condições de desenvolvimento e aprendizagem daquela pessoa, bem como os modos singulares de cada um lidar com o conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia.

Algumas vezes, quando estas pessoas com dificuldade de aprendizagem apresentam um baixo desempenho escolar podem ser erroneamente taxadas como “preguiçosas” e “desinteressadas” no desenvolvimento das atividades escolares, e terminam muito das vezes sendo consideradas “culpadas” pelo seu próprio fracasso escolar.

Essa dificuldade de reverter a situação, associada com a falta de suporte familiar/escolar, pode refletir numa postura desmotivada, afetando inclusive a autoestima e autoconfiança, podendo levar até mesmo a uma recusa de realizar as tarefas acadêmicas, a provocar alterações comportamentais e de problemas de relacionamento.

Perante as dificuldades de aprendizagem, é comum pais e professores encaminharem a aluno para o atendimento psicológico, dentro do objetivo de que os psicólogos clínicos podem lhe ajudar a ultrapassar as suas dificuldades de aprendizagem e de relacionamento.

O primeiro momento na clínica é de avaliação e diagnóstico da situação. Isso irá permitir a identificação de problemas como dificuldades emocionais, bullying, hiperatividade, défice de atenção, problemas de memória, sobredotação, dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, etc. Depois é importante ajudar esse aluno a resolver seus problemas.

Diante da identificação da causa, iniciar-se a intervenção psicoterapêutica que irá permitir o aumento dos recursos simbólicos e relacionais desse aluno, proporcionando a ele um melhor ajuste socio-emocional, o lhe ajudará na resolução de suas dificuldades de aprendizagem.

cropped-Novo-Logo-Adsa-transparente.png

Adsa Luíza Otoni C. Santos
Psicóloga Clínica / CRP 04 – 9555
Belo Horizonte – MG

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta:

  • Manhã
  • Tarde
  • Noite

Política de Privacidade

Contato

Redes Sociais

Como posso te ajudar?