Para os pais e a família, essa fase da vida, a adolescência, é um momento bastante peculiar, onde são observadas tanto mudanças hormonais e corporais, como as comportamentos, que acompanham a entrada na vida adulta. Só pro atingir esse estágio da vida uma pessoa não precisa de tratamento psicológico, é claro.
Como em todos os outros casos, um atendimento psiológico só se justifica se houver algum desconforto ou desajuste que incomode a pessoa, havendo uma busca de meios suficientes para conduzir os processos de mudanças e o crescimento necessário para manter o equilíbrio e a saúde emocional.
Mas quando se trata dos adolescentes, a busca por atendimento psicológico é feita pelos pais ou responsáveis, o que é compreensível por serem, talvez, as pessoas mais próximas no convívio, normalmente responsáveis pelos adolescentes e que muitas vezes também precisam de orientação para entender e saber lidar com essa fase.
Deve acontecer um equilíbrio entre o desejo e demandas dos pais e do adolescente, pois se a psicoterapia pode ter um papel fundamental para acalmar essas turbulências, os pais também devem compreender seus os filhos e o momento pelo qual estão passando, buscando apoiá-los para conseguir auxiliar neste processo de estabilização na adolescência.
Alguns sinais podem ser indicadores da necessidade de acompanhamento por um profissional da psicologia. Caso os pais percebam, por exemplo, uma mudança repentina e persistente nos hábitos do filho. Essas mudanças de comportamento podem sr indicativo de dificuldades de relacionamento interpessoal ou mesmo sinais de bullying (na escola p.ex.). Outros sinais podem vir de situações que denotem extremismos, como comportamentos agressivos, uma ansiedade excessiva, reações muito desproporcionais aos fatos geradores da mesma. Tudo isso pode ser um indicador da necessidade de apoio externo e profissional.
O objetivo da psicoterapia para adolescentes é oferecer um ambiente “neutro”, onde um profissional especialista e entendedor da psiquê humana, o psicólogo, faça ele se sentir tranquilo para falar de suas angústias, seus medos e anseios, os desejos e pulsões, os medos e as dúvidas que assolam esse momento da sua vida.
A sessão será o espaço onde buscará informações sobre questões que normalmente surgem nessa fase da vida, um lugar para pensar sobre sua nova condição de existir e para entender o momento de mudanças que atravessa e o que pode lhe ajudar no seu desenvolvimento pessoal.
Adsa Luíza Otoni C. Santos
Psicóloga Clínica / CRP 04 – 9555
Belo Horizonte – MG