A ludoterapia é uma forma de terapia psicológica voltada principalmente para as crianças, onde através do ato de brincar o terapeuta consegue a auto-expressão delas. É uma terapia que emprega a ideia de que a brincadeira pode ser também um recurso valioso para o desenvolvimento da criança.
Quando uma criança é encaminhadas por um adulto para fazer terapia, normalmente os pais estão com alguma queixa dos comportamentos delas, quando elas apresentam algum problema ou distúrbio que os pais entendem de ordem psicológica. É esse o motivo e mostra que algo não vai bem na vida desses pequenos.
Existem muitos sintomas que levam os pais a buscarem a terapia para seus filhos: dificuldades de aprendizagem, insônia constante, pesadelos, gagueira, agressividade, insegurança, timidez em excesso e até mesmo desvios alimentares. São todos sintomas de alerta, de que algo não vai bem na vida da criança, e como eles muito das vezes não conseguem se expressar direito, tem medo de fazê-lo, ou não compreendem o que estão passando, cabe aos pais os encaminharem para a terapia. Dessa forma, essa criança poderá superar suas dificuldades e liberar seu potencial.
Por meio dos brinquedos, dentro de uma sessão de ludoterapia surge a possibilidade dos pequenos soltarem seus problemas e sentimentos. Através do lúdico, essa criança poderá expressar seus sentimentos e emoções que ainda não consegue verbalizar, e na brincadeira poderá expor situações ou vivências que a afligem. Não nos esqueçamos que o brincar é uma linguagem natural para a criança, ela passa a ver que seu significado é comum a todos nós.
A terapia, de uma forma geral, busca promover o auto-conhecimento, facilitando que as pessoas consigam identificar o que lhes provoca dor, o que atua negativamente e positivamente na sua vida. Com a ludoterapia é o mesmo caso, porém de uma forma mais sutil e dirigida aos hábitos e costumes infantis de inventar, criar e imaginar.
Embora a ludoterapia seja voltada para pacientes que estão na fase da infância, o ato de brincar também pode ser usado com jovens e adultos. Nesses casos, a ludoterapia visa ajudar no conforto de ideias e crenças, revitalizando as perspectivas dos pacientes, ajudando-os a terem insights e encontrarem novas formas de pensar.
Adsa Luíza Otoni C. Santos
Psicóloga Clínica / CRP 04 – 9555
Belo Horizonte – MG